O cão : parte 2

                                          
  O que é um Cão Social



  • O cão social é aquele cão que se subjugou ao homem e a mulher, que passam a ser figuras dominantes no comportamento do cão. Os que irão determinar o modo do cão agir, se comportar, de se alimentar e onde passar o resto de sua existência. Desse modo, tendo um administrador de seus comportamentos, podemos entender o significado de um cão social. O cão como figura dominada, é o personagem que fará parte de nossas vidas por um longo periodo de mais ou menos 20 anos. Ficará doente e velhinho do nosso lado e teremos que ter cuidados com ele, tais como veterinário, higiene, alimentação e tantos outros. Isso já é a socialização do cão.
  • Como o cão está socializado ? Pelo simples fato do cão já estar em nosso convivio familiar, o ambiente que lhe proporcionamos a compartilhar também. Ele o cão se torna irrevogavelmente um membro da famila. Já está em principos socializado, mesmo que voce não o ensina nada, por uma questão de instinto de sobrevivencia, ele sem duvidas sabe que faz parte do grupo familiar.
  • Como o cão sem nada aprender, e nem foi adestrado ou ensinado e educado, sabe que faz parte de minha família e me nomeou como seu dono (a) ? Muito antes de nós tornarmos o cão domesticado o mesmo vivia em matilha, em grupos e são descendentes de lobos. Por natureza instintiva predominante, o cão é de matilha de se reunir em grupos, é o instinto que prevalece. Todo membro de uma matilha tem que ter um lider, e o cão o nomeia como seu lider, aquele que irá lidera-lo a caça e defende-lo de ataques. O cão vive em sua familia, portanto é a matilha que ele faz parte, e por fazer parte ele não admite outro integrante, a não ser que o lider aceite, o qual ele nomeou. Parece a principio estranho, mas tenho experiencia própria no que digo. Faça voce mesmo um teste. Coloque um outro cão estranho a sua convivencia, e o seu cão não admitirá enquanto voce não impor sua autoridade de lider da matilha, digo da famila.
  • Então o meu cão já é social por natureza ? Por natureza instintiva ele já um matilheiro. Se aquele que sabe viver em grupo já é um ser social, assim dizem dos macacos porque o cão seria diferente. Os passos que se sequem como ensinamento de regras educativas para o cão, faz parte do complemento da socialização do mesmo. Podemos inserir diversos modelos educativos para o cão, isso só veria a complementar o cão para sua convivencia baseada em disciplinas. Espero que tenham entendido que o cão por natureza instintiva já é social, que precisa são disciplinas e regras comportamentais educativas.
                                                        
          ** Direitos Intelectual e autorais de Eduardo - Não use como fosse seu me solicita

Nenhum comentário: