O cão : Sua educação parte 1

                                        O animal e sua educação 


            O câo é um mamífero da familia dos canídeos, que surgiu a 100 mil anos atrás e do qual existem várias raças adestradas para o convivio em nosso ambiente. Podem viver até 20 anos. 

Tornou-se impossivel descrever o cão, devido ás extraordinárias diferenças introduzidas entre as diversas raças pela criação e a seleção. Em tamanho, pelo e pelagem.
Todos os cães tem a mesma formula dentária  ( um total de 42 dentes ) e as mesmas patas de 5 dedos com unhas retráteis  - um dos dedos de trás atrofiado, é análogo ao esporão de certas aves.
Acredita-se que o cão descende do lobo e do chacal, espécies com as quais é capaz de cruzar-se.
A reprodução do cão é rapida : dois meses ( 58 dias a 60 dias ) de gestação, seis semanas de amamentação. Dentição definitiva aos cincos meses. A maturidade sexual com 1 ano, com dois períodos fecundos por ano, geralmente em janeiro e agosto.

            O cão se tornou domesticado 

O homem domesticou o cão desde a pré-história. Depois, ao longo dos séculos especializou as raças nas funções mais diversas : para a quarda ( o cão tem uma aguda noção de território );  a vigilância de rebanhos, a  participação  em diferentes modalidades de caça, a tração de trenós, a orientação de cegos, ou a simples presença como companheiro de vida.
Os cães aprendem a nadar, a dar saltos, a aproximar-se de um presa em silencio, a identificar um cheiro determinado, e etc. Graças a  observação de seu comportamento ( o cão ), em circunstancias experimentais, Pavlov estabeleceu as leis dos reflexos condicionador.

            O cão e a sua educação 

O adestramento é uma forma de educação que se ministra ao cão. Ensinar ao cão é educa-lo para um propósito. Todo ensinamento - adestramento - podem iniciar-se em casa com seu próprio cão, e deve ter início quando o filhote completar 2 meses de idade e já começar a educa-lo onde fazer suas necessidades.

            È simples, você mesma(o) pode fazer
  • Desde cedo condicione seu cachorro a fazer as necessidades num determinado lugar. Forre o local que voce prefere com jornal e troque-o assim que estiver sujo. O cão não faz as suas necessidades em locais sujos por suas fezes ou urina. O cão deve associar o cheiro do jornal à ação. Há no mercado pet, sanitários para cães, tanto para macho e femea. Lembre-se, que o cão agi por associações, e que o uso do jornal é uma tática simples e infalível, mesmo que ele não se acostume no início, coloque-o em cima do jornal, vai treinado-o. Depois voce pode mudar o local, e assim o ensinará a fazer num local especifico ( de preferencia num canto, se for apartamento ).
  • Nunca bata no seu cão para ensina-lo, é a tática mais rude e ignorante de se educar -adestrar -, e nem grita ou se irrita com o cão na fase de adestramento. Ele irá associar essa atitude agressiva a um ataque de sua parte.
              Fazer o cão sentar, é simples também : 

Segure um brinquedo acima da cabeça do cão e espera até que ele sente. Repita por diversas vezes a palavra SENTA,  mas com docilidade, sem ser rude ou agressivo. Ele obedece porque a posição é mais cômoda, confortável para olhar o que voce está oferecendo, e tem também uma visão melhor para o objeto acima da cabeça. Deixe o cão brincar com o brinquedinho, que ele faça desse brinquedinho sua preferencia de brincadeiras, e toda vez que você fizer esse treinamento, evitando que o cão pule em cima de você, fale o comando Senta , dessa forma associando o cão a palavra senta. Não esqueça de fazer uma agrado após o cão ter cumprido a tarefa de sentar, è um reconhecimento de sua parte pela atitude dele em sentar. Você pode fazer isso com um petisco saboroso, funciona também .


*** Direitos Reservados

Nenhum comentário: