Passo - a - passo:Como banhar o seu gato

You should not have to bathe your cat often, but, when you do, it 
can be a challenge.Você não deve banhar o seu gato, muitas vezes,
mas, quando você faz, pode ser um desafio.
Não há nenhuma razão para raspar o pelo de um gato. Os gatos são construídos para ter uma pelagem cheia - tirá-la pode interferir na regulação de sua temperatura corporal e expor a pele geralmente protegida por baixo, a diversas doenças. Aparar a pelagem de um gato de pêlo longo para as aparências é bom, mas isso deve ser feito por um profissional.


Geralmente não é necessário banhar um gato, ou, uma vez que eles fazem tão bem manter-se limpo. Às vezes, porém, um banho é feito para tratar ou controlar pulgas. Para limpar um felino aventureiro explorador, para tratar uma condição da pele, ou para remover uma bagunça nocivas ou perigosas da pele do seu gato. O certo provavelmente é voce deixar um veterinário ou groomer cuidar desses banhos obrigatórios. Para quem quiser experimentá-lo em casa, aqui  dou as Dicas de uma maneira correta de banhar o seu gato.
Esteja preparada (o):

Tenha em mãos os materiais de banho necessários antes de colocar o gato na banheira. Você vai precisar de um bom xampu pet (get shampoos medicamentosos para pulgas ou doenças de pele, recomendado pelo seu veterinário, uma grande toalha macia, avental, uma escova de cabelo, pente, um chuveiro de mão (duchinha) para molhar e enxaguar, e um secador de mão.
Pentear o pelo do seu gato antes do banho, se possível, especialmente para os peludos. Se você sabe como fazer, agora é a hora de aparar as unhas do seu gato. (Advertencia: Você pode proteger os olhos do seu gato durante um banho com uma pomada oftálmica neutra disponível a partir de seu veterinário).

Pronto para banhar o seu gato:

Abra o chuveiro de mão (duchinhas) e deixa a aqua correr antes de colocar o gato dentro da banheira, e se certificar de que a aqua não é muito quente ou muito frio. Uma temperatura confortável para as mãos deve funcionar bem. Você vai se molhar, salpicado com espuma e, possivelmente,  o gato saltou por sobre voce ou uma virada do gato,  Usando um avental voce evita de se molhar tanto e ainda se protege de arranhões.

Antes de colocar o gato na banheira:


Banhar um gato é muitas das vezes um trabalho de duas pessoas - uma para conter e uma para dar banho - mas você pode fazê-lo sozinho. De qualquer maneira, as técnicas práticas de retenção do gato na banheira antes do banho, variam e cada um a exerce sem provocar lesões e traumas no felino. 
Com uma mão, segure o gato com firmeza, mas delicadamente na base do pescoço ou na nuca, pressionando ligeiramente, ou seja ele vai ficar dependurado, em muitos casos segura-se na pele que envolve a nuca atras da cabeça do gato. Ele vai espernear, tentar te arranhar. 
Dessa maneira - o gato seguro pelo pescoço -  voce pode chegar a várias partes do corpo do seu gato com a outra mão.Tome muito cuidado ao passar a mão pela barriga do gato, porque voce está proximo as patas e as unhas afiadas, num leve toque delas na sua mão provoca arranhões, o mesmo se dá quando passar a mão por entre o peito do gato, é um abraço que ele te da, já arranhando a sua mão. Caso seja arranhada pelas unhas do gato, segura firme, não o solte, a dor é insurportável, uma vez o gato solto, voce não consequirá mais banha-lo.
Mudar os apertos durante o banho - as vezes uma leve pressão, faz com que o gato se ajeite e se acalme. Sempre banhar o gato de cima para baixo, ou seja da cabeça para o rabo, sequindo passo-a-passo  fazendo uma pausa para o gato no seu momento de hesitação, medo, pavor da aqua ou confusão.

Comece a ensaboar o seu gato:


 Abaixe o seu gato na banheira, a partir da cabeça comece a ensaboalo até a cauda. Aplique o xampu do mesmo modo, faça espuma e enxaguar bem. (Leia as instruções no rótulo shampoos medicamentosos com cuidado. Alguns precisam de 5 a 15 minutos antes da lavagem, a fim de ser eficaz.) Lavagem cuidadosa é importante. Retire os resíduos de sabão que podem irritar a pele do seu gato ou serem engolidos quando o gato lamber o pêlo. Enxaguar bem para se livrar das pulgas e outros parasitas que são imobilizados - mas não mortos - pelo banho.

Secagem de um gato:


Delicadamente esprema o excesso de água da pele do seu gato, envolvê-lo em uma grande toalha macia e seque-o fora da banheira. Se você tiver sorte, seu gato pode tolerar o som e a sensação de um secador. Não conte com isso, embora - muitos gatos fiquem aterrorizados com os secadores. Isso não é algo para descobrir logo depois de um banho. Você pode ser capaz de secar o gato com o secador, mas isso deve ser gradualmente. Seca um pouco, pare, desliga o secador, aquarde, faz carinho no gato, quando voce notar que ele está calmo, novamente comece a seca-lo, e assim por diante. Isso acontece pela falta de banhos regulares.

Importante saber:

Banhos em gatos geralmente é um caso sério e muitas das vezes, provoca na pessoa sem experiencia traumas por causa das agressões provocadas pelas unhas do gato, que doi muito. Iqualmente mordida de cachorro. Leva dias doendo.
Há diferenças no manejo de banho, secagem e tosa nos cães  e nos gatos. 
Na minha vida prática de Profissional no ramo de Embelezamento de animais, já levei muitas e muitas mordidas de cães e arranhões de gatos. 

Leia tembém sobre:

Nenhum comentário: