A Socialização Canina A Domesticação


O Cão Social é o qual vive em nosso Meio Ambiente

Entende-se que Social é todo aquele que vive em grupo ou grupos organizados. e tem o desenvolvimento da consciencia para tal fato. É a adaptação em grupos ( familia, amigos, escola e etc ) que nos torna social ou seja é a socialização.

O animal não difere em nada, nós o trouxemos para nosso grupo de convivio e o adotamos como parte integrante e efetiva, mesmo que não participe de todos os nossos relacionamentos socias, mas ele faz parte e está presente em nosso meio familiar e de alguns amigos nossos.
Partindo do principio que adaptamos o cão para se tornar mais um entre nós, desta forma o domesticando, assim o cão é social. Diferentemente do cão que está em um canil, subjugado a um convivio solitário e desprezado pelo suposto dono. A questão aqui é se podemos confiar nessa socialização dos cães.
Segundo a psicologia canina que trata do comportamento dos cães, podemos confiar naquele cão que desenvolveu a personalidade afetiva e não agressiva. A pior coisa que pode acontecer a um cão é ser traiçoeiro e aquele cão que se associou a tres coisas báicas : comer, vigiar o seu territótio e só reconhece uma pessoa  ( o dono ). Cão agressivo não é o que só ataca. Há diversas agressividade que o cão exerce sem os donos perceberem. Os cães também são rebeldes, teimosos, afetuosos, agressivos, impertinentes, rabujentos, simpaticos, tem suas manias, e não abrem mão de certas coisas.
O cão é um complexo em estrutura psiquica, porque o instinto exerce o controle muito mais poderosamente neles do que em nós, e somos bem complexos também. Imagina, entender imprevisibilidade canina. Subjugamos o cão as nossas vontades e certos caprichos, e, esperamos de um animal governado pelos instintos, sufocado pelas mesmices de seus donos, exerça atitudes e comportamentos de acordo com nossas vontades. Se muitos ditos racionais não o fazem.
Há 100 mil anos atras, surgiram os primordios dessa miscelania canina. Viviam em matilhas e por natureza instintiva eram livres e donos de si mesmos, tendo um lider. Ou para sorte ou azar dos caninos, surgiu a figura  do homem, dominador e empossado de egoísmo e totalitarismo, fez do selvagem  lobo seu companheiro de jornada. Hoje temos como nossos companheiros o cão.

                   * * Direitos de Propriedade Intelectual
                                        Não Use como fosse seu Solicite 

Nenhum comentário: