Hematomas da orelha

São um dos problemas de ouvidos mais comuns vistos por veterinários. Esses hematomas são muito dolorosos e se não for tratada corretamente pode resultar em uma deformação da orelha.
Geralmente, há uma condição médica subjacente que faz com que um animal para traumatizar a orelha, resultando em um hematoma. O diagnóstico e o tratamento do problema subjacente é necessária para prevenir a recorrência.


O que é um Hematoma de ouvido ?

Os hematomas auriculares, clinicamente conhecido como 'otohematomas' ou 'hematomas auricular ", são uma coleção de sangue e do líquido entre a pele e a cartilagem da orelha. Um vaso sanguíneo na orelha e rupturas no espaço soltos sob a pele vai se encher de sangue. A pressão do vaso rompido, muitas vezes, é causa de toda a superfície da orelha inchar, criando assim uma condição muito dolorosa. Esses hematomas irão ocorrer muito rapidamente. Os animais afetados terão visivelmente os ouvidos inchados, cheios de líquido que é extremamente dolorosos ao simples toque. Se não for tratada, a dor vai diminuir um pouco depois de vários dias, mas o inchaço continua e, eventualmente, como o espaço cheio de líquido gera cicatriz na orelha e pode se tornar permanentemente desfigurada.

Quem está em risco de contrair Hematomas ?

Qualquer cão ou gato de qualquer idade podem desenvolver um hematoma da orelha, embora sejam mais comuns em cães, especialmente aqueles com abas de orelha que pendem como Golden Retriever e Labrador Retriever. Animais com crônica infecções no ouvido, ácaros da orelha ou alergias que causam coçeiras nas orelhas estão em maior risco de desenvolver um hematoma da orelha. Animais arranham com as patas suas orelhas ou agitam a cabeça, se seus ouvidos estão coçando ou doloroso, isso pode resultar em um vaso sanguíneo rompido. Os cães que lutam com frequência ou correm pelos arbustos também correm o risco de ferir os seus ouvidos e desenvolvimento de um hematoma.

Qual é o tratamento ?

Existem várias opções de tratamento para o hematoma da orelha. O tratamento vai depender da rapidez com que o hematoma é identificado e tratada (quanto mais cedo melhor), o tamanho do hematoma e as preferências pessoais do médico veterinário responsável.

O tratamento mais amplamente utilizado consiste de um procedimento cirúrgico que envolve uma incisão na pele na parte de baixo da orelha, sugando o sangue e, em seguida a sutura (costura), através da orelha com múltiplas suturas. O ouvido pode ou não ser enfaixado e as infecções subjacentes, ácaros, alergias ou sejam diagnosticadas e tratadas. A vantagem desse procedimento é que há uma boa chance de que o ouvido vai parecer normal quando curado e uma pequena chance do hematoma ser curado.

Outra opção de tratamento cirúrgico inclui a abertura e drenagem da orelha e depois não colocar pontos, mas gravando a orelha para cima sobre uma bandagem laminado e assim permitindo que o ouvido seja curarado. Este procedimento pode ser mais favorável em cães onde é muito importante que o ouvido não ser desfigurado. Este procedimento requer cuidados posteriores mais intensivo.

Nos casos em que o hematoma é muito pequeno ou velhos, alguns veterinários irá remover o fluido com uma seringa e se não houver mais coágulo, permitirá que a orelha cure sem cirurgia. Alguns veterinários também cirurgicamente colocam uma cânula ou dreno para permitir que o sangue e do líquido seja liberado e vai evitar a cirurgia e colocação de sutura.

Prevenção. Importante saber que:

A prevenção consiste principalmente em evitar qualquer trauma na orelha do seu cão. Auto-trauma de coçar ou balançando a cabeça ainda é a causa mais comum de hematoma da orelha. O tratamento imediato de todas as infecções e os ácaros da orelha, bem como o diagnóstico e o tratamento de alergias, é a melhor maneira de evitar hematomas. Ao primeiro sinal de seu cão balançando a cabeça ou coçando as orelhas, certifique-se de tê-la examinado por um veterinário para que o problema possa ser diagnosticado e tratado corretamente.
Por: Dr. Foster & Smith

Veja também sobre:

Nenhum comentário: