A Linguagem Canina - Olfato Canino

Aprenda para que serve o focinho do cão


Cães que detectam drogas, vazamentos de gás, explosivos e pessoas soterradas. Até hoje a ciência não conseguiu criar nenhuma máquina capaz de substituir os cães e seu olfato apurado. Nos humanos temos os sentidos mais desenvolvidos que são a visão e a audição. 
Os cães utilizam o olfato . O olfato canino é um milhão de vezes mais sensível que o humano. 
Sua vantagem está no tamanho da membrana nasal e da quantidade de células dos receptores olfativos. Enquanto nos humanos a membrana tem um tamanho de cerca de 165m³, a canina tem aproximadamente 2.290 cm³. Isso faz com que um pastor alemão tenha cerca de 220 milhões de receptores contra os 5 milhões dos humanos. Acredita-se que quanto maior o focinho, maior a capacidade olfativa. Por esta razão vemos tantos pastores como cães de resgate, contra outras raças como os fox terrier, que têm 150 milhões de receptores.
Outra vantagem dos cães sobre os humanos está na umidade do nariz. Acredita-se que esta capa de água atua como uma fita adesiva que captura as moléculas aromáticas do ar. Além disso os orifícios nasais atuam como pequenas antenas que podem se mover para localizar os odores e verificar sua origem. Quando seu cão levanta a cabeça e fareja está interrompendo a atividade respiratória para captar uma nova informação que está recebendo do ambiente. Estas informações são enviadas ao cérebro do animal, onde serão guardadas como memória olfativa. Esta memória é que possibilitará os cães reconhecerem lugares e pessoas.
Comunicação olfativa entre cães
Já foram citadas as capacidades de se apresentar e se reconhecer outro cão através da urina e das glândulas anais.Tanto a urina quanto estas glândulas possuem informações únicas a respeito de cada indivíduo da espécie e de sua condição em relação ao sexo, saúde, idade, etc.
Na verdade os cheiros não servem apenas para os cães aprenderem uns sobre os outros, mesmo porque em cães que convivem diuturnamente o hábito de se cheirarem permanece constante. Hoje acredita-se que muitos cães se cheiram apenas para verificar como estão, como nós nos cumprimentamos perguntando “Como está? Tudo bem?”.
Mas a fascinação dos cães pelo cheiro não se resume em farejar por aí. Basta deixar a tampa da lixeira levantada e você verá sua alegria. Ao que tudo indica os cães se lambuzam, se esfregam no lixo para camuflar-se. É um resquício da época que este recurso era utilizado para despistar predadores. Parece que gostam de fazer isso. Para nós é um cheiro desagradável, mas para eles é um perfume maravilhoso.
Odor humano
Os cães guardam os odores das pessoas que conhecem em sua memória. Uns serão lembrados com carinho outros com medo ou raiva. O odor que tem maior significado para um cão, pelo qual ele tem maior carinho é o de seu guardião. Por este motivo os expertos recomendam deixar uma peça de roupa usada com um cachorro que vai ficar sozinho, especialmente se sofre de ansiedade. E também por esta razão cães que ficam nervosos por estarem sozinhos parecem “adivinhar” o que é do guardião para efetuar o ataque. Na verdade ele sente o aroma do dono e nervoso por não estar perto morde e rói o objeto.
Cães podem reconhecer pequenas mudanças no odor das pessoas conhecidas. Já foi identificado que as lágrimas de felicidade contêm componentes diferentes das de tristeza, então os cães seriam capazes de reconhecer o estado mental do guardião através do cheiro destas lágrimas.
Perfume, cigarro, desodorante e outros produtos podem transformar o cheiro da pessoa, confundindo o cão por em tempo. Além disso alguns odores são especialmente desagradáveis a estes animais, como odores cítricos, aromas picantes e a conhecida citronela, repelente natural de cães.
Muito embora o olfato seja um importante instrumento dos cães, animais que sofreram a perda deste sentido ou ainda uma diminuição de sua capacidade olfativa aparentemente se recuperam bem, compensando esta deficiência com a utilização dos demais sentidos. Entretanto podem começar a comer menos. Como o olfato é mais importante que o gosto dos alimentos, comer pode se tornar desinteressante. Por esta razão veterinários aconselham a esquentar a comida, ajudando a liberar aromas e incitando o sentido olfativo prejudicado. Da mesma forma este recurso pode ser utilizado para cães que param de se alimentar por doenças. Quanto mais cheirosa a comida mais interessado ficará o cão.
Portando ainda vemos certos individuos que chutam o focinho. Ignorantes da natureza, que tão sabiamente dotou os animais com essa incrivel capacidade de reconhecimento: O Focinho.
Todos os direitos reservados.

PatasEFocinhos Divulga

Dicas sobre:

Nenhum comentário: