O Profissional em Estética Canina

   DICAS Rápidas
  O mercado pet para o tratamento dos animais de estimação, se tornou um negócio lucrativo. A rotina dos cuidados com a higiene e a Estética dos animais de estimação, é um bom negócio. Há uma carencia enorme de profissionais  no mercado de baho e tosa.
 Seja um  PROFISSIONAL em BANHO E TOSA !
      PASSO A PASSO para se tornar um banhista

Primeiro Passo - Colocar o cão na mesa de tosa. Prende-lo com a quia na girafa ( suporte para fixar o mosquete da quia ). Verificar o pelo do cão; as orelhas ( ouvidos ); patas ( entre dedos e almofadas ). Caso não tenha nenhum parasita ( carrapatos e pulgas ), e nem feridas ou algum hematoma. Seque.

Segundo Passo - Com a rasqueadeira, rasqueia o pelo, desembolando possíveis nós e embolos. Caso esteja muito embolado, use o desembolador e o pente. Não corte o pelo embolado.
                            A DICA É : Antes de levar o cão  para o banho, verifique a pelagem, os ouvidos, as  patas, as almofadas. Caso tenha embolo com nós , com a ponta da tesoura desfie o embolo sem cortar o pelo. Se o tosador tosou o cão na baixa ( pelo baixo com a lâmina 10 ) facilita o serviço.
Terceiro Passo  - Feito o explicado no texto acima. Agora coloca o algodão no ouvido do cão ( fazer 2 bolinhas de algodão que cabe dentro do ouvido do cão sem forçar, assim evitando sque caia aqua ). Protegido os ouvidos da aqua, leve o cão para o tanque de banho. Se tiver muito quente o tempo ( calor ), não joque aqua diretamente no corpo do cão ( pode causar um choque térmico ). Comece a molhar o cão pelas patas, e por diante todo o corpo do cão. Evite que caia aqua dentro do focinho do cão e nos olhos.
                          A DICA É : No momento que estiver passsando o sabão neutro, com os dedos de uma mão, tampe os olhos do cão e passe o sabão neutro e logo após, o focinho, sem comprimir os olhos e sem sufocar o cão. Proceda dessa maneira para os demais produtos.
Quarto Passo  - Depois do cão bem molhado, passe o sabão neutro ou o produto indicado. De cima para baixo ( comece pela nuca do cão )  até o rabo, sempre no sentido do crescimento do pelo. O pelo do cão cresce numa linha reta, e são muitos fáceis de embolar.
                         A DICA É : Nunca passe o sabão neutro ou os produtos ( shampoo, condicionador, clareador ou qualquer outro produto para higiene do cão ) esfregando o pelo, e nem em movimentos circulares e desordenados. Caso proceda da maneira incorreta, terá o pelo do cão todo embolado que dificultará o serviço, e perde-se mais tempo.Tempo é fundamental em Banho e Tosa. .
Quinto Passo  - Feito o banho no cão; enxaquado o cão.
                         A DICA É : Tire o excesso de aqua  do pelo do cão, escorrendo a aqua do pelo com as mãos no sentido de cima para baixo. Feito isso, envolva  o cão numa toalha de banho o conduzindo a mesa de tosa. Seca o cão com a toalha, sempre executando os movimentos de cima para baixo. Uma vez secado na  toalha uma boa parte da aqua, agora ligamos o secador e passamos a seca-lo usando a rasqueadeira em movimentos de cima para baixo, sem forçar na pele do cão para não feri-lo. Podemos usar o pente e a escova para implementar a secagem dando um alisamento no pelo. Para secar as orelhas, segura nas pontas da orelha ou no meio dela e  sem forçar proceda a secagem com os acessórios indicados acima. Para secar o focinho, segura no pesoço do cão sem apertar com leveza, e com a outra mão proceda o  processo de secagem já explicado acima. Acalme o cão. Cuidados com os olhos e o nariz do cão, sempre os protegendos com as mãos.
                     A limpeza de ouvidos, faz-se antes do banho ou após, como queira. O correto é fazer a limpeza de ouvidos, não importa o momento antes ou depois do banho, des que faça, em nada altera o adiantamento  do serviço. O mesmo acontece com a tosa, o tosador faz logo a tosa, porque assim o adianta no banho e secagem do pelo. Mas tem prejuizo porque o pelo sujo cega o fio de corte bem mais rapido, e quando ele for usar a lâmina já pode estar cega, e se não tiver uma substituta, e mesmo que tenha também poderá estar cega. Como se vira, e caso aconteça no inicio ou meio da tosa a lamina não mais cortar. Já me aconteceu isso. A pressa não soluciona nada.
Sexto Passo  - Para a limpeza de ouvidos. Primeiro tiramos o excesso de cerume. Como ? Faça na ponta da pinça um embolo ( enroladinho ) de algodão que cabe dentro dos ouvidos do cão sem machuca-lo, pois alguns até mordem. Ex: O cão sempre quer saber o que se  faz com ele. Os desentendidos de cinofilia, reclamam porque o cão coloca o nariz em tudo: Fareja tudo ). Simples, o que chamamos de focinho, é  o nariz  o tato do cão, parte sensivel por onde o cão  obtém  as informações; os chamados bigodes iquais do gato ( servem para quando a ponta do bigode encostar no chao ou em qualquer coisa, eles sentirem que tem algo próximo ). Então quando for fazer alguma coisa no cão, primeiro deixe que ele meta o nariz ( fareja ), assim o cão obterá as informções que voce não irá prejudica-lo. Prosequindo. A retirada dos pelos dentro dos ouvidos, usa-se o pó otológico que é um talco amaciante próprio para isso. Coloque um pouco em cada ouvido, e aquarde por uns segundos, e com as pontas da pinça arranca os pelos mas não brutalmente, porque doi e o cão se assusta e cada um tem reaçoes bem diferentes, chegando ao ponto de morder  e não permitindo mais que se faça o arranque dos pelos. Muitos tosadores utilizam as pontas dos dedos para tirar os pelos.  Cada um da maneira mais conveniente.
                  ADVERTÊNCIA : Nunca em hipótese alguma use qualquer tipo de liquido embebido em algodão, ou em qualquer coisa para fazer a limpeza de ouvidos do cão. Não limpe os ouvidos do cão com liquidos. Poderá causar oitite. Sempre limpe os ouvidos a seco.
Sétimo Passo - Corte de unhas. Tal prática de cortar unhas do cão tem sido muitas das vezes muito stresssante, quando o cão não tem o costume de frequentar os pets. Proceda assim, coloque o cão sentado,  encoste o lado do cão em seu corpo, para te dar mais apoio e controle caso o cão fique arredio, peque uma das patas da frente com a mão envolta no cão,  segure a pata não com força exagerada, com as pontas do  seu  dedo coloca debaixo da almofada da pata que está segurando abre o dedo da pata que irá cortar a unha  e segure;com a outra mão segure o alicate de corte de unha. Do inicio da unha até a ponta, tem uma  divisão, a parte de baixo é mais escura, ou avermelhada , e logo acima  uma parte esbranquiçada ( é o que chamamos de sabugo ) è a parte que será cortada com o alicate de corte apropriado. Não corte muito rente até a parte escura ou avermelhada. Tenha paciencia , e proceda o corte. Os alicates de corte  são precisos  e  não tem como fazer um corte errado ( da mesma forma que a manicure corta as unhas ). Ex:  olhando para os nosos dedos veremos o mesmo sistema nas unhas do cão, se voce tá acostumado a cortar suas unhas, as  do cão é o mesmo procedimento. Os cães que não tem o hábito de frequentar os pet, geralmente são muitos arredios, e ao cortar muito rente e o ferindo, o cão reage e não deixa mais realizar o corte de unhas.
                                          DICAS  Rápidas Pet para secagem dos pelos
A DICA É:  Secar bem o cão na toalha para ganhar tempo na secagem com o  soprador e o secador.
            Use produtos tres em um ( shampoo, condicionador e clareador para pelos brancos ).
            Nunca passe os produtos ou  a toalha em movimentos circulatórios ou desordenados, para evitar embolar os pelos do cães.
           Facilite o trabalho antes do banho, desembole os pelos com a rasqueadeira, pente e desembolador. 
          A limpeza de ouvidos antes ou depois do banho, fica a critério do banhista.
          O cão préviamente secado com a toalha, facilita o trabalho no soprador e secador. Dessa maneira economizando energia e agilizando o serviço.
                                                 Sobre  Tosador - O Profisional
     O crescimento a cada ano de novos Salões de Embelezamento Canino, faz cresce a demanda por profissionais na área de Banho e Tosa. O profissional em Tosa, é bem remunerado, muito acima da média do salário mínino. Tosador não é aquele que pega na tosquiadeira e tosa. Muitos Cursos por ai confunde a cabeça  de muita gente, dando nomes diversos para a mesma coisa. A Tosa é milenar, e não começou pra pelar cães, mas para torna-los mais estéticos, dai vem o embelezamento das raças através  do corte padronizado. Colocar lacinhos, tornar o cão um papagaio cheio de tinturas diversas e uma série de coisas, não faz do individuo melhor. A arte da Tosa se baseia no corte dos padrões estabelecidos, o que vier além disso é comércio. O tosador é o individuo especializado no corte de pelos por raça.


                        
                                      PLÁGIO É CRIME !!!
 * * Todos os Direitos Reservados à : Eduardo Amparado pela lei de Privaciade Direitos Autorais CP lei 9610 Art. 184
                                 

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, peço que lance um alerta sobre as rasqueadeiras com bordas metálicas que tem à venda por aí, inclusive em muitas Pet Shops. Comprei uma dessas e estava usando para escovar o pelo do meu PET. Já havia usado outras vezes nele. Nesta, de repente ele começou a reclamar e notei que havia um corte na pele da patinha dele. Fui olhar com atenção a rasqueadeira e então percebi que ela tinha cantos vivos e arestas cortantes que não foram aparadas direito, ou seja o produto tinha um péssimo acabamento... Agora eu acertei ela usando uma lima e uma micro-retífica e não tem perigo de machucar mais. Verifiquem os cantos e as bordas ao comprar e sempre antes de usar no seu PET. Abraços.