Tenha Sucesso com Pets

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 Todo empreendimento é voltado unicamente para obter lucros e sucesso.
 Muitas das vezes nem sempre isso reflete a realidade Se olharmos para o mercado pet dos E.U., teremos uma noção básica dos investimentos dedicados aos negócios pet.
Para termos  uma noção do quanto se investe na área dos pets shops nos E.U., citarei uma estatística: Nos E.U. há uma população de 77,5 milhões de cães e de 74 milhões de gatos. Em média os americanos gastam com seu cães em torno de $ 255 milhões de dolares por ano com visitas aos veterinários ( inclui: vacinas. e visitas ), no global de serviços pets em torno de $ 34,5 bilhões de dolares por ano, que inclui: cães, gatos,pássaros, cavalos e outros animais de estimação.



Para você obter sucesso em seu Pet Shop:
  • É muito importante você se dedicar a sua clientela, dando toda informação necessária do trato com os cães, des do sabão neutro, anti-pulgas, carrapaticidas, shampoos, colônias, dos acessórios usados, do profissional que executa o serviço ( sua formação em que modalidade de tosa, e se for preciso pendure o diploma do profissional visível a todos ). Faça um intercambio de amizade, de companheirismo, demonstre a sua dedicação, sua afeição e amor pelos animais. Nunca deixe transparecer que você tem o pet shop somente para obter lucros com os cães. Mostre o ambiente de trabalho e a sua organização no trato com os cães ( faça um tour pelo seu estabelecimento com o cliente ). Sempre tenha em mente que o cão é cliente e todo conforto e manejo para deixa-lo relax, faz-se necessário. Apesar, é o cão que te dá lucros. O dono sem cão, o que ele iria fazer em seu pet shop. Não inventa o desnecessário.

  • Amor , paixão, amizades e dedicações são fundamentais nessa profissão de tosador e donos de pet shops. A arrogância, a prepotência, o orgulho de que os donos dos cães tem obrigações e deveres de estarem frequentando seu estabelecimento, são requisitos de derrota e falência. O segredo está em você ser humilde e não se humilhar. Concordar com o cliente, muitas das vezes, leva confiança e méritos para o cliente. As opiniões dos clientes são sempre bem-vindas, des que sejam para melhorar. Nunca discuta com o cliente sobre os erros dos serviços. Corrija o erro, e se você for uma pessoa humilde, reconhecerá o erro. Não seja arrogante, voce não é o unico, lá na frente tem dezenas até melhores que voce. Pense nisso! São mais de 5 mil tosadores  no brasil e aproximadamente uns 10 mil a 20 mil estabelecimentos de Estética canina no pais. Próximo a voce deve ter alguns, e o cliente que foi mal tratado, ou o seu cão, sairá falando mal do seu estabelecimento e irá para o próximo a voce. Não se cabe e nem se orgulhe, voce não é o unico a dominar a Arte de Tosar, há centenas de excelentes tosadores e muito mais profissional que voce. Voce não é o único.

  • A perda de clientes se dá pelo fato de muitos donos de pets shops, agirem de forma totalitária, arrogante, discriminatória e por ter um estabelecimento, e algumas dezenas de cães, já pensam que são os maiorais. Na minha estrada de tosador, lamentávelmete vi muitos fecharem suas portas, por perderem clientes, razões ditas acima ( arrogancia, destrato, discriminação, e por terem um quantidade razoável de 100 cães mensais ou até 200 cães, se acharam  os reis da cocada e chutaram o balde ). Na minha jornada de tosador nunca recusei um cão por mais infestado de parasitas ( carrapatos e pulgas ), pelos super embolados e hiper sujos, com problemas de pele e ouvidos e nem tão pouco os clientes chamados de pé no saco. Sempre fui tolerante, amigável e tratando a todos igualmente sem privilégios para alguns clientes. Os clientes mais humildes sempre tratei da mesma forma que os demais. E dessa maneira se ganha sem perder, porque o próximo cliente com o cão esfarrapado, lhe indicará mais outros. Desinfeta o salão de banho e tosa duas vezes por semana garante imunidade contra os parasitas.
  • Cabe ao tosador orientar o cliente da melhor forma como deve cuidar da aparência do cão maltrapilho, esfarrapado e os que não são. É o tosador, que na próxima visita do cão irá maneja-lo. Portando cabe ao tosador escolher a melhor forma para em poucos meses o cão ter uma aparência estética de bons tratos. Não acredite quando um dono de pet shop, diz que sabe a melhor forma da tosa para o cão, quando o corte não é padrão, porque aprendeu com tosadores anteriores. Na estética de cão tosa padronizada das raças não se confunde com gosto peculiar de donos de cães e nem dos donos de pet shops. Se é para inventar, porque há tosa de padrão das raças. Muitas das vezes o cliente pede que faça esse exageros, mas desse modo voce se queima. Orientar o cliente na forma da tosa padrão para as raças é o melhor caminho. Nessa questão nunca abri mão.
  • Os requisitos para ter sucesso é: Humildade. Sempre demonstrar amor, afeto pelos cães que são seus clientes. Nunca em hipótese alguma discuta e nem desrespeite o cliente. Escute sempre o cliente e lhe de a devida atenção por mais ocupado que esteja, mesmo que seja por 5 minutos. Faça sempre a divulgação do seu negócio de forma clara, objetiva, honesta e ofereça os serviços que voce disponibiliza. Não invente. Trate os clientes como fossem seu irmão (ã). O segredo nessa atividade é nunca querer tirar ( roubar ) o cliente do seu concorrente, e nunca de créditos quando o cliente falar mal do concorrente, porque um dia ele sairá do seu pet shop e fará o mesmo lá na frente. Nunca use do artificio  de criticar o concorrente para obter clientes, péssima idéia, voce se queima rapidinho. Procure manter sempre o ambiente da tosa e recepção limpos. Informe aos clientes como é o serviço de banho e tosa que voce disponibiliza. Faça um tour pelo estabelecimento.
  • Valorize o profissional. Não é por voce estar a frente do negócio que é o prático em tosa e tudo resolve a respeito da tosa, peça orientação ao profissional, não o desmereça, se julgando bambambam, porque voce não é mesmo, tem muitos que são bem melhores que você. De toda a atenção possível aos clientes, orientado-os. Faça pequenos panfletos explicativos sobre trato e cuidados dos cães com seu logotipo, divulgue. Não crie conflitos e nem atritos com ninguém dentro do estabelecimento, seja discreta(o). Nunca altere os produtos, isso faz com que seu serviço seja péssimo, por mais rendoso que seja. Se errou no trato com o cão ( feriu, cortou ) não use de artifícios ou mentiras, conte ao dono do cão.
O segredo para ter sucesso é HONESTIDADE, não só com você, mas com os Clientes.

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2 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigada pelas orientações, me ajudou e muito... esclareceu muito mais do que eu esperava! Com certeza a humildade e honestidade nos leva longe, na vida pessoal, profissional e espiritual...

Anônimo disse...

ESTOU ADORANDO O BLOG. EO QUE DISSE ACIMA SOBRE DISCRIMINAÇÃO PENSO DA MESMA FORMA E VEJO QUE AQUI NA MINHA CIDADE O UNICO PET AGE DESSA FORMA, POR ISSO QUE ESTOU ABRINDO O MEU PET PRA PODER AJUDAR TODOS OS BICHINHOS SEM DISCRIMINAR NENHUM...